Outubro Rosa: uma Campanha internacional para a prevenção do câncer de mama.

A campanha nasceu em 1990 quando o laço cor de rosa foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura que, desde então, é promovida anualmente em Nova York. A partir de 1997, outras cidades americanas  começaram a promover atividades voltadas ao diagnostico e prevenção do câncer da mama.
Para sensibilizar a população as cidades enfeitavam locais públicos com laços cor de rosa. Outras atividades e eventos foram sendo organizados  como desfiles, concertos e eventos esportivos e culturais.
O movimento foi ganhando força  e tem hoje  abrangência internacional.
Nisso, a iluminação em rosa assumiu importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
A ideia da campanha não é apenas a conscientização sobre o tipo de câncer mais comum e segunda causa de morte entre as mulheres, mas sobre a importância de sua prevenção e diagnostico precoce.
O autoexame é simples e você sabe que pode fazê-lo  em casa, na frente de um espelho. E se, ao apalpar a mama, encontrar algum nódulo, por menor que seja, não se deixe levar pelo pânico, mas  procure logo seu médico ou ginecologista.
Se você estiver na faixa etária dos “quarenta ponto zero”, não deixe de fazer sua mamografia anualmente. Dependendo de sua sensibilidade, o exame pode até gerar certo incomodo, mas pode salvar sua vida. È uma declaração de amor por você mesma!

por Design Ideias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *